Dicas
para se tornar um Arte Finalista
OBJETIVO
DESTE GUIA DE DICAS
O objetivo deste guia de dicas é passar um pouco de minha experiência
para esclarecer as dúvidas mais comuns relacionadas à preparação
de trabalhos por computador, para serem impressos no processo de
impressão em offset.
Uma coisa é ter um arquivo no computador e uma prova jato de tinta
colorida. Outra coisa é fazer este arquivo ser impresso com qualidade
e fidelidade de cores em sistema de impressão em offset.
A intenção maior ao desenvolver este guia de dicas, foi diminuir
a distância entre um arquivo no computador e uma impressão perfeita
em máquinas offset. A cada dia precisamos ser mais ágeis para vencer
os desafios da globalização. Você pode ajudar a agilizar todo o
processo de impressão, tomando alguns cuidados ao preparar um arquivo.
Espero que você aproveite as informações contidas aqui.
COMO MONTAR UM ARQUIVO QUE FUNCIONE
A chave para o sucesso de um arquivo para impressão , não está apenas
na qualidade do equipamento, está também no conhecimento que o operador
tem nos programas, em produção gráfica e em um perfeito planejamento
das etapas e necessidades do trabalho final.
Existem vários programas disponíveis no mercado, e cada programa
tem a sua função específica em cada fase do trabalho. Na área gráfica
os programas são divididos basicamente em:
A - Editores de texto
Para a digitação e correção do texto. Como exemplo, o Word da Microsoft.
B - Editores de imagens
Para os retoques em fotos e desenhos escaneados. Como exemplo, o
Photoshop da Adobe.
C - Editores de lay-out de páginas
Para as montagens básicas da diagramação, desenho de logotipos e
fundos especiais. Como exemplo, o Corel Draw da Corel, Adobe Ilustrator
da Adobe e FreeHand da Macromedia.
D - Editores de páginas
Para a montagem final do arquivo. Como exemplo, o Page Maker da
Adobe, Quark Xpress da Quark.
O esquema a seguir mostra as fases para a confecção do arquivo.
Apesar da facilidade do computador, o ideal é rabiscar a idéia primeiro
em uma folha de papel com o velho e bom lápis e sua imaginação,
pois o computador é apenas uma ferramenta para pôr em prática a
sua idéia. Ele não tem o poder de criar sozinho, quem cria é a sua
cabeça, usando a sua imaginação.
Depois de planejado a cara do trabalho, nós vamos montar uma espécie
de quebra-cabeças, montando as peças certas, utilizando os softwares
corretos.
A - Digitar o texto
Você pode digitar o texto direto no Corel Draw ou Page Maker, quando
o volume de texto não for muito grande. No caso de um volume grande
de texto, o melhor é utilizar um editor de texto, como o Microsoft
Word, pois ele possui vantagens em relação aos outros programas
por se tratar de um editor de texto. Basta digitar o texto, sem
nenhuma preocupação com tipo ou tamanho de letras, quebras de parágrafos
ou qualquer tipo de diagramação, é o que chamamos de texto corrido.
Depois passe o dicionário automaticamente e imprima para fazer uma
revisão final. Faça todas as correções possíveis no texto.
B - Scanear as imagens o os logotipos
As imagens devem ser scaneadas sempre no tamanho correto em que
serão usadas nos trabalhos. No caso de fotos, a resolução final
deve ser 300dpi. Este valor é definido tecnicamente da seguinte
forma: a saída do filme é feita em uma imageseter com 3000dpi e
150lpi, então a resolução para as fotos é o dobro da linhatura usada
na imageseter. Se a foto for scaneada sem ampliação ou redução,
usa-se o fator de 1:1, ou seja 300dpi seguindo se a formula: linhatura
de saída x 2 = resolução scaner.
Ex: 150lpi x 2 = 300dpi
No caso de ampliação ou redução, usa-se a seguinte fórmula: (largura
final imagem : largura original imagem) x linhatura de saída x 2
= resolução scaner.
Depois abre-se o arquivo no Photoshop, muda-se a resolução para
300dpi e converte do modo RGB para CMYK.
Os logotipos podem ser scaneados em qualquer resolução, para depois
serem redesenhados no Corel Draw. No caso de desenhos em tons contínuos
(line art), o ideal é utilizar a resolução da saída de filme, ou
seja 3000dpi para evitar o serrilhamento das bordas. Um truque é
scanear os logotipos com 600dpi e o dobro do tamanho final, depois
reduz-se o tamanho do Corel Draw ou Page Maker simplesmente arrastando
pela alça. Lembre-se de converter as imagens coloridas de RGB para
CMYK, utilizando o Photoshop.
Como estas imagens geram arquivos grandes, para fazer o layout você
pode salvar o arquivo de alta resolução e depois abaixar a resolução
para 72dpi, apenas para layout.
C - Desenhar logotipos e elementos
de diagramação
Depois de scaneado, o logotipo deve ser importado no Corel Draw
e desenhado, usando as ferramentas de diagramação do Corel Draw.
Depois de redesenhados, serão exportados em EPS. Na hora da exportação
as imagens bitmaped não podem estar junto com o EPS.
Os desenhos que farão parte do layout também devem ser feitos no
Corel Draw. Os degradês, splash e toda a parte de desenho que o
Page Maker não consegue fazer. Atenção: muito cuidado com as texturas
do Corel Draw, pois elas são geradas apenas em RGB, causando muita
alteração de cores na hora da impressão em CMYK. Para prevenir problemas
de cores com as texturas, é aconselhável exportá-las em TIF CMYK,
com no mínimo 230dpi, e o ideal com 300dpi.
D - Adquirir imagens de CD
As imagens adquiridas de CD também devem ter as mesmas características
de resoluções das fotos scaneadas. Elas devem ter o tamanho suficiente
em centímetros, ou seja, devem estar com 300dpi no tamanho que será
usada. Ou bem maior com cerca de 1 metro e com 72dpi, para que possa
ser aumentada a sua resolução no Photoshop. Não dará certo aumentar
o tamanho ou a resolução. Se a foto tiver 4cm e 72dpi, na prática
pode se aumentar o tamanho e a resolução, porém sta foto tecnicamente
não servirá para ser impressa com qualidade.
As imagens em CD são adquiridas no modo RGB, e deverão ser convertidas
para o modo CMYK no Photoshop.
Ao ser aberta no Photoshop, uma imagem em PCD tem cinco opções de
resolução (em pixels) e tamanho em Kbytes. Para um simples layout,
pode se optar por uma imagem pequena, mas para a impressão final,
deve ser usado a resolução correta de 300dpi.
Paleta Kodak PhotoCD
Tamanho da imagem em PCD:Baixa resolução: 128 x 192 pixel - 72K
Baixa resolução: 256 x 384 pixel - 288K Baixa resolução: 512 x 768
pixel - 1,13MMédia resolução: 1024 x 1536 pixel - 4,5M Alta resolução:
3072 x 2048 pixel - 18,8M
Toda imagem em PCD depois de aberta, sempre está com 72 dpi de resolução.
O que muda é o seu tamanho em pixel, ou em cm. Por exemplo, para
se utilizar uma imagem em uma mala-direta de 31 x 21 cm, o tamanho
da imagem deve ser aberta com 3072 x 2048 pixel, que resulta em
uma imagem de 108 x 72 cm e 18 Mg.
No Photoshop, vá até o menu Image, Image Size..., desative a opção
Resample Image, e na opção Resolution digite 300 dpi, o que resulta
em uma imagem de 26 x 17,3 cm. Note que o tamanho da imagem em cm
está um pouco menor do que o tamanho necessário de 31 x 21 cm.
Vá novamente ao menu Image, Image Size... e desta vez ative as opções
Constrain Proportions e Resample Image, digite 21 cm na opção acima
Print Size, Height e dê Ok.
Paleta image size do Photoshop
E - Fazer correções de cores e
tratamentos de imagens
As correções de cores e tratamento de imagens devem ser feitas por
pessoas que conheçam bem tecnicamente como funcionam as cores, e
quando possível em um monitor que possua dispositivos de calibração
de cores bem fiéis, de tal modo que a cor que você veja na tela
seja bem próxima da
cor a ser impressa no papel.
Já os retoques na foto, como eliminar postes de rua, limpar sujeiras
das fotos podem ser feitos por qualquer pessoa no Photoshop. Os
recortes de fotos para eliminar fundos também devem ser feitos no
Photoshop. Depois é só fazer cliping path no caminho de recorte
para que a foto vaze em qualquer fundo no Page Maker. Para conseguir
o mesmo efeito no Corel Draw, além do cliping path deve se salvar
o arquivo como EPS.
F - Fazer a montagem final do
trabalho
Depois de todo material pronto (texto, logotipos, elementos de diagramação
e fotos), o trabalho pode ser montado para apresentação ao cliente.
É hora de montar o trabalho, importando o texto, fotos e logotipos.
A nível de lay out, pode ser tudo montado no Corel Draw, mas o arquivo
final, principalmente quando tiver fotos coloridas deve ser feito
no Page Maker.
Preste atenção ao tamanho da página. No caso de seu trabalho ser
um cartaz de 64x42cm, acerte o tamanho do arquivo para 64x42cm.
Se for um cartão de visitas de 9,5x5,5cm acerte o tamanho da página
para 9,5x5,5. Na hora de imprimir o cartaz, que tem o tamanho maior
que o papel de sua impressora, escolha a opção no gerenciador de
impressão para fit to page(caber na página da impressora).
Os desenhos que foram feitos no Corel Draw, devem ser exportados
como EPS, e lembre-se que as imagens em bitmap (fotos ou logotipos
scaneados), não podem ser exportados em EPS junto com os desenhos
vetoriais feitos no Corel Draw, pois não imprimem separações de
cores.
Todas as texturas do Corel Draw são geradas em modo RGB, isto gera
muita diferença na cor impressa. As texturas também devem ser exportadas
separadas do EPS, no formato TIF e em CMYK.
ERROS MAIS COMUNS EM UM ARQUIVO
Para se gerar um folotito de um arquivo, existem certos recursos
nos programas que devem ser evitados, pois não funcionam corretamente
em uma impressora postscript de alta resolução. Isto significa que
a impressão pode sair bonita em uma impressora jato de tinta ou
laser, mas não sairá corretamente em uma imageseter. Muitos dos
itens citados abaixo são regras gerais na área gráfica, independente
do tipo de trabalho ou programa a ser usado. Dos quais destacamos
como erro grave deixar fotos em RGB; usar imagens com menos que
300dpi; ampliar o tamanho da imagem depois de scanear; usar o clip
board; usar o Microsoft Word para diagramação de trabalhos, principalmente
coloridos; utilizar as textura do Corel Draw pensando que a cor
a ser impressa sairá certa; utilizar o Corel Draw para diagramação
de revistas, jornais ou trabalhos com volume grande de texto.
Erros a serem evitados
1. Imagens scaneadas com baixa resolução, são
impressas com as bordas serrilhadas e com efeito de tela de computador.
2. Deixar imagens em RGB no arquivo,
uma vez que RGB não imprime separações de cores.
3. Nunca amplie o tamanho da imagem no Corel Draw
ou Page Maker. Se o tamanho estiver errado, refaça o scaner.
4. Se a impressão for em CMYK, evite usar cores
spot ou pantone no arquivo. A conversão de cores pode alterar bastante
a cor desejada.
5. Nunca use o clip board para
copiar um arquivo de um programa para o outro, por exemplo copiar
um desenho no Corel Draw e colar no Page Maker, ou vice-versa. Quando
o arquivo sai do seu computador, isto gera problemas de link na
imagem. O correto é sempre exportar e importar o arquivo.
6. Nunca diagramar um arquivo no Microsoft Word.
Ele é um programa para digitação de textos. Se o arquivo feito no
word tiver apenas texto e em cor preta, ele pode ser aproveitado.
Se possuir cores e/ou gráficos e imagens, na maioria dos casos não
servirá para impressão de fotolitos, pois o Microsoft Word não imprime
separação de cores, ele apenas imprime imagens colorida em jato
de tinta. O Microsoft Word utiliza configurações do Win95 e da impressora
padrão de seu computador. Normalmente nas versões 6.0 e 7.0, quando
o arquivo é aberto em outro computador o texto sai todo do lugar,
mudando a posição das páginas.
7. Sempre trabalhe com imagens
em TIF ou EPS. Evite outros formatos como .WMF, .BMP, .JPG, .GIF.
8. Evite pegar imagens pela internet
ou de CD's. Normalmente elas estão em baixa resolução e não servem
para ser impressas em alta qualidade.
9. Nunca transforme no Corel Draw
imagens do modo RGB ou qualquer outro modo para CMYK. Isto altera
completamente a cor das imagens.
10. Abra a imagem no Photoshop
ou Corel Photopaint para fazer a conversão, salve o arquivo e importe
novamente a imagem.
11. Nunca importe aquivos do Photoshop
com a extensão .PSD com layer, para fazer a imagem vazar no fundo.
Normalmente isto causa problemas na saída do filme.
12. Evite o uso de lentes no Corel
Draw. Elas complicam a impressão do arquivo, além de gerar mudanças
indesejáveis na cor final do impresso.
13. Evite o uso de muita textura no Corel Draw.
Quando utilizá-las tenha ciência de que a cor final em offset sairá
completamente diferente da tela e da impressão jato de tinta, pois
as texturas são formadas apenas no modo RGB, fazendo conversão para
CMYK na saída dos filmes.
14. Evite o uso de power clip
no Corel Draw, ele também gera problemas na impressão e às vezes
também trava o arquivo, impossibilitando sua abertura.
15. Evite fazer diagramações no Corel Draw com
volume grande de texto.
16. Evite usar linhas muito finas
em desenhos. Tome cuidado ao fazer um desenho em tamanho grande
para ser reduzido, pois se a espessura da linha estiver configurada
para reduzir proporcional ao desenho, uma linha de 1mm pode se transformar
em 0,002mm e não ser impressa no filme, embora seja impressa na
impressora laser ou jato de tinta, devido ao ganho de pontos.
17. Evite o uso de fontes True Type de origem
duvidosa. Certos tipos de letras causam problemas em impressoras
post script, principalmente aquelas com desenhos muito diferentes.
18. Evite impressoras com padrão PCL de impressão.
Para prevenir problemas, quando adquirir uma impressora jato de
tinta ou laser, exija que ela tenha padrão post script nível 2.
19. Sempre que o trabalho possuir dobras de papel, faça
uma impressão e monte um modelo para testar se as dobras estão corretas.
20. Quando fizer um livro ou revista,
tenha o cuidado de deixar a margem próxima ao grampo ou cola, ligeiramente
maior que as outras.
21. Quando o trabalho tiver faca
especial, mande sempre um modelo montado e cortado, e lembre-se
de mandar no arquivo, o desenho para confecção da faca.
22. Quando utilizar algum programa
de edição em 3D, você tem que renderizar a imagem com a maior quantidade
de pixel possível e alta qualidade(o ideal é algo em torno de 3072
x 2048 pixel, dependendo da proporção da imagem).
23. Não esqueça de abrir a imagem
no Photoshop para convertê-la de RGB para CMYK e alterar o tamanho
dela, conforme explicado anteriomente em Adquirindo Imagens de CD.
24. Evite montar o trabalho todo no Photoshop utilizando
textos. O Photoshop não é editor de texto, e sim de imagens. Caso
você tenha um bom computador e a versão 5.0 do programa este recurso
já está aceitável.
PREPARANDO O ARQUIVO PARA IMPRESSÃO EM FOTOLITO
Antes de levar o arquivo para ser impresso, é necessário checar
se ele está ok. Verifique se você não cometeu algum erro citado
anteriormente.
Normalmente quando a impressão é em cores especiais, por exemplo
em vermelho, ou Pantone 380, ou em duas cores especiais por exemplo
o texto em azul e o desenho em vermelho, você monta o arquivo nestas
cores para fazer uma prova colorida para o seu cliente aprovar.
Este arquivo colorido não serve para tirar fotolito, pois se a impressão
foi forçada em duas cores, azul e vermelho, e você fizer uma prova
de separação de cor de seu arquivo em sua impressora, notará a impressão
de no mínimo três separações, Cyan, Magenta e Amarelo. Para a gráfica,
não interessa a cor que está na tela, e sim que ela precisa de dois
filmes para a impressão offset, um para o azul e outro para o vermelho.
Como todo serviço tem pressa na entrega, você pode ajudar a ganhar
tempo, convertendo seu arquivo para: tudo o que for azul, converta
para cyan, e tudo que for vermelho, converta para magenta. Se o
trabalho for impresso em verde e dourado: converta o que for verde
para preto ou cyan, e o que for dourado converta para amarelo. Estas
cores que aparecem na tela, não importam, o que importa é que quando
você fizer o teste em sua impressora, só saia a quantidade de cores
que você quer, e no lugar em que devem ser impressas.
Quando o trabalho tiver dobras ou facas para cortes especiais, faça
uma prova, mesmo que em tamanho reduzido e preto-e-branco, para
montar uma espécie de boneco. Cheque se as dobras ou o corte estão
ok.
Cuidados com os disquetes e compactação dos arquivos
Para compactar os arquivos, utilize sempre os programas Winzip,
ARJ ou PKzip. Nunca utilize o MSBackup do Windows, ele não funciona
corretamente para Restaurar os arquivos de um computador para outro.
A gráfica não se responsabiliza por disquetes de 1.44KB. Quando
ela recebe este material, ela considera que você tenha uma cópia
sua e o original em seu computador.
O que você deve levar além do arquivo, para imprimir fora
Se for levar em disquete de 1.44KB, mande duas cópias, uma de segurança.
É comum surgir defeito de leitura nestes disquetes.
Se o arquivo for compactado, mande junto o programa que foi utilizado
para compactação.
Sempre coloque etiquetas identificando claramente o disquete, com
seu nome e o conteúdo do disquete. Coloque também o telefone e nome
da pessoa que possa responder às dúvidas com relação ao arquivo.
Mande sempre, todas as fontes utilizadas em seu arquivo, por mais
comum que sejam. A gráfica possui uma quantidade grande de fontes
em CD, mas não pode instalar todas de uma só vez no Windows. Alem
disso, é responsabilidade de quem fez o arquivo, e estritamente
inteligente, enviar as próprias fontes, pois é comum fontes de mesmo
nome, porém de fabricantes diferentes, o que pode tirar o texto
do lugar ou gerar problemas de acentuação e até inviabilizando a
impressão do arquivo.
Mande sempre uma prova exata do arquivo, pode ser em preto-e-branco,
para uma checagem prévia, ao abrir o arquivo. No caso de livros
e revistas, mande um boneco da montagem para sequência de páginas.
No caso de material com dobras, ou qualquer montagem diferente,
mande um modelo montado, que pode ser preto-e-branco e em tamanho
reduzido.
Caso tenha a necessidade de checagem da qualidade de alguma foto,
leve o original da foto e o arquivo scaneado, gravado na extensão
TIF.
Se o trabalho foi finalizado no Page Maker, mande além do arquivo
do Page Maker, todos os arquivos que foram importados para o Page
Maker, para que não haja problemas de Link de arquivos. Isto significa
que ao importar um logotipo ou foto para o Page Maker, esta imagem
não faz parte do arquivo físico do Page Maker, mas apenas uma imagem
para apresentação na tela. Quando for gerada a impressão o Page
Maker vai procurar o arquivo original para gerar a impressão. Quando
esta impressão é feita em seu computador tudo bem, mas se for em
outro e ele não encontrar o arquivo, ele vai imprimir a foto ou
logotipo todo serrilhado, em baixa resolução.
O que é arquivo aberto?
Arquivo aberto é todo arquivo nativo gravado com a extensão do programa
onde foi desenvolvido. Isto significa que um arquivo feito no Corel
Draw é enviado para a gráfica com a extensão .CDR, e pode ser ABERTO
no Corel Draw; um arquivo feito no Page Maker é enviado para a gráfica
com a extensão .P65, e pode ser ABERTO na gráfica pelo Page Maker.
Todo arquivo que pode ser aberto e editável no programa onde foi
gerado, é um arquivo ABERTO. Este arquivo, para ser aberto precisa
das fontes utilizadas, dos links e do programa onde foi gerado.
O que é arquivo fechado?
Arquivo FECHADO é todo arquivo com a extensão .PRN ou .PS. Estes
arquivos, são arquivos de impressão, gerados pelos programas onde
foi desenvolvido o trabalho, pode ser o Page Maker, Corel Draw,
etc. Estes arquivos são arquivos de impressão, e não podem ser editados.
Quando se fecha um arquivo, ele contém todos os dados necessários
para uma impressão, como fontes, imagens, tamanho de página, tipo
de separação de cor, tipo de retículas, etc.
Fechar um arquivo é exatamente fazer uma impressão do arquivo, utilizando
um driver de impressão, utilizando seu próprio computador. Ao contrário
de ser impresso em sua impressora, ele será salvo em arquivo, com
a extensão .PS ou .PRN e levado para a gráfica para a impressão
dos fotolitos.
TRABALHANDO
CORRETAMENTE COM CORES
Já deve ter acontecido com você o seguinte problema: A cor que você
vê na tela do computador não é a mesma cor que foi impressa em sua
impressora jato de tinta. A cor da impressora jato de tinta não
é a mesma cor que foi impressa na máquina offset da gráfica. O que
aconteceu de errado?
Para responder a esta pergunta, é preciso enteder o que é Espaço
de Cores. Veja a representação gráfica abaixo, ela mostra o espaço
de cores que o olho humano enxerga, do modo RGB e do modo CMYK.
Espaço de cores
O olho humano enxerga uma gama de cores muito grande. Já os monitores
de computadores que utiliza o espaço de cor no modo RGB, não consegue
representar todas as cores que o olho humano enxerga. O sistema
de impressão offset representa o espaço de cor no modo CMYK. Isto
significa que certas cores que nosso olho enxerga, o monitor do
computador não consegue representar, e certas cores que o monitor
representa, a impressão offset não consegue representar.
Outra questão técnica é que o padrão de cor RGB é aditivo e o padrão
CMYK é subtrativo, ou seja o monitor ilumina a cor e o papel recebe
a iluminação para representar as cores. RGB é a abreviação de Red,
Green e Blue(vermelho, verde e azul). CMYK é a abreviação de cyan,
magenta, amarelo e preto.
A relação entre os dois modelos de cores é que um modelo é o oposto
do outro, ou seja, no modelo RGB 0 de vermelho, 0 de verde e 0 de
azul = preto. 256 de vermelho, 256 de verde e 256 de azul = branco
(o modo RGB é representado por 256 níveis de cores). Já no modelo
CMY (aqui o K do preto não entra), 0% de cyan, 0% de magenta e 0%
de amarelo = branco. 100%de cyan, 100% de magenta e 100% de amarelo
= preto. Isto na teoria, pois na prática, devido a questões de pigmento
das tintas, a mistura de 100% das três cores CMY não dá preto, e
sim um marrom muito escuro. É aí que entra o K (preto), para suprir
a deficiência dos pigmentos de tinta, durante o processo de impressão
offset.
vermelho é oposto do cyan verde é oposto do magenta Azul é oposto
do amarelo
No caso de impressão em papel, existem mais alguns fatores que podem
causar alterações das cores. As tintas possuem pigmentação diferente
que alteram o padrão de cores. O tipo de tinta de uma impressora
jato de tinta é diferente do tipo de tinta de uma impressora offset.
O suporte, ou tipo de papel que recebe a tinta também influência
a cor final. No caso de jato de tinta você pode fazer um teste simples,
imprima em papel especial para jato de tinta, depois repita a mesma
impressão em papel comum, você notará a diferença grande entre uma
impressão e outra, feito na mesma impressora, mas em papel diferente.
No caso de impressão offset, a mesma cor impressa em papel couchê,
não terá a mesma tonalidade impressa em papel offset ou jornal.
As escalas de cores impressas são produzidas em dois tipos de papel,
couchê e offset (coated e uncoated) justamente para mostrar a diferença
de tonalidade entre um papel e outro.
Como a finalidade de seu arquivo é uma impressão offset, você tem
que usar uma escala de cores impressa em papel no padrão CMYK, para
se orientar. Escolha as cores olhando na escala em papel e coloque
as porcentagens respectivas em CMYK no seu arquivo, desta forma
você terá a certeza de que o trabalho final estará no padrão de
cor correta, mesmo que seu monitor ou sua prova jato de tinta lhe
mostre uma cor diferente da desejada.
Em se tratando de cores especiais, você pode utilizar cores spot
ou Pantone na cor desejada, para mostrar uma prova colorida ao seu
cliente. Depois que o cliente aprovar o trabalho, basta eleger uma
cor CMYK como cor especial para saída do filme, por exemplo Cyan
= Pantone Green 238 e Preto = Pantone Oranje 345. Então, o arquivo
que você deverá trazer para impressão dos fotolitos, deverá conter
apenas duas cores, o cyan e o preto. As cores corretas serão colocadas
durante a impressão na máquina offset.
CONSEGUINDO
AJUDA
Toda a informação neste manual, foi colocada de forma substancial,
com a intenção de informá-lo de melhor forma possível, entre as
várias formas de se preparar um trabalho. É importante que você
pesquise em livros e revistas especializadas, pois a cada dia a
informática se transforma.
É importante também estudar os manuais que acompanham os programas,
pois eles sempre trazem informações adicionais ao seu conhecimento.
Com relação aos programas, eles sempre possuem "bugs", defeitos
que são corrigidos posteriormente ao seu lançamento. A correção
destes erros podem ser encontrados e corrigidos facilmente na internet.
Portanto é sempre bom visitar os sites dos fabricante de softwares,
além das correções dos bugs sempre tem algum utilitário ou dica
importante para dowload.
Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o que foi colocado neste
manual, pode mandá-la por e-mail: ppavanin@hotmail.com.
Obrigado...
" Paulo Roberto Ribeiro Pavanin "
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